-
Arquitetos: Estudio Pablo Gagliardo
- Área: 6800 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ramiro Sosa
-
Fabricantes: Corralón Belgrano, Deckar, Marmolería Pafume, Texón SRL
Descrição enviada pela equipe de projeto. Río Arriba é um edifício residencial situado na zona Norte da cidade de Rosario, Argentina, onde convergem o Rio Paraná, o Parque Alem e o novo complexo do Aquário Municipal.
É composto por 20 pavimentos com um aspecto único e diferenciado: suas amplas varandas individuais que se voltam para diferentes planos de uma grande cena: o Rio, a vegetação e a altura.
A torre respeita o ritmo da área urbana e em sua rua de entrada se recua para ocupar o fundo do terreno e assim gerar uma entrada baixa, verde e integrada ao contexto. O edifício rejeita a ideia de uma frente contra um fundo e consegue, assim, multiplicar as fachadas de acordo com o ponto de vista do observador. Ganha altura onde as varandas precisam e adapta sua escala para interagir com o bairro.
Essa dualidade reitera seu caráter singular: uma residência eficaz para aqueles que buscam os ambientes e possibilidades de uma casa, somados às particularidades e qualidade oferecidas por um edifício da Obring Arquitectura.
Seus apartamentos, dois por andar, que têm áreas exclusivas de 120 a 160 m2, são compostos por três dormitórios voltados para a cidade e por um amplo ambiente central voltado para o rio, onde estão uma sala de estar, uma cozinha integrada e uma grande varanda própria. Um generoso espaço aberto para o Parque, oferece uma continuidade real da sala de estar e adiciona à residência as características mais desejadas de uma casa com jardim: proteção, espaços verdes, cozinha externa e ar livre.
Quanto às fachadas, tanto do rio quanto do jardim do térreo, onde estão a piscina, solarium e áreas de lazer, a pele do edifício repete o gesto contundente das obras do autor: apenas concreto aparente e vidro, combinados com lajes sem interrupção que desfazem os limites entre dentro e fora e facilitam o diálogo da arquitetura com a cidade.
Essa ideia, além disso, é reforçada em todos os andares com canteiros laterais na estrutura de cada unidade que, em sua repetição vertical, conectam a vegetação do parque vizinho com a totalidade da obra. O concreto é tratado de uma forma especial, como envoltório suave e flexível, que se curva para formar novos espaços sem limites.